quinta-feira, 5 de julho de 2012

Os Perigos de Encontros e Rituais Públicos


 Os Perigos de Encontros e Rituais Públicos

Andando pela orla de Salvador/ BA acompanhado por outro bruxo tradicional da região, me mostrava a cidade e os aspectos históricos da mesma e me mostrou um local e algumas atividades que aconteciam ali.
Hermes: Aquele local ali o pessoal se encontra para fazer rituais.
DRaco: Em um lugar assim exposto?
Hermes: Sim, eles aparecem lá pela madrugada.
DRaco: Mas não é perigoso?
Hermes: Sim! Já houve dois casos de meninas violentadas, aqui a noite não tem ninguém e lá para trás, esta vendo? Tem uma pequena mata...
Fiquei pensando nisso por um bom tempo em como um evento gratuito pode sair bem caro, não é a primeira vez que vejo encontros neo-pagãos que acabam mal, lembro-me de um caso que saiu na imprensa sobre aprendizes que teriam entrado na mata atlântica para ritualizar na região de São Paulo e se perderam, quando os acharam já era tarde de mais...
Em outro relato mencionava o uso excessivo de bebida alcoólica e até mesmo drogas, já soube através de pessoas próximas que alguns frequentadores saiam distribuindo psicotrópicos em local aberto, orientei alguns com relação aos riscos de uma prática desastrosa, mas como é comum no neo-paganismo ninguém prestou atenção, quando os locais perceberam esse tipo de movimentação já era tarde demais, contudo proibiram o uso de bebida alcoólica, já que as drogas as pessoas se distanciavam um pouco e ali mesmo utilizavam.



AS PESSOAS QUE RECEBEM CONVITES PARA IREM A ENCONTROS PÚBLICOS
A primeira coisa a analisar é o que você esta buscando, qual é o seu objetivo? A grande maioria imagina que irá encontrar conhecimento e pessoas afins, aliás, é o que a maioria das pessoas esperam, contudo pessoas são pessoas em qualquer local e não é por que estão em alguma linha mágica que serão mais iluminadas, é um erro pensar que por ser um evento gratuito, com palestras não cobradas que tornam o mesmo melhor, posso dizer com toda a sinceridade que se sua base de julgamento for apenas o critério monetário irá se decepcionar, pois o palestrante até pode fazer uma caridade de dar uma palestra, mas magistas sérios tem trabalhos sérios e estes trabalhos incluem uma estrutura que envolve variáveis de custo. É como um hospital, qual você prefere frequentar? A Rede Pública de Saúde ou a Rede Particular? Por que acha que seria diferente no mundo mágico? Pois aprendemos que o sagrado não se cobra? Errado! Todo local se cobra, desde Igreja Católica ao Kardecismo, desde cursos de fitoterapia até medicina chinesa, mas a Ordem XYZ não cobra, vá até o local e verá que o sujeito faz os rituais no quintalzinho da casa dele e ele pede lá suas doações e você vai reparar que ali não rege a prosperidade, pois a maioria que frequenta é aquele mesmo povo que esta desempregado ou não acredita que aquele trabalho mereça ser cobrado, algumas dessas pessoas fazem por carência e ai você percebe tanto a vampirização emocional como a energética.
Provavelmente você vai querer ver onde vai dar, e no final vai perceber que o único conhecimento ali postado é aquele adquirido através de livretos, plagiado de outros trabalhos, e que antes, durante e depois do "ritual" será regido por fofoca e energias desequilibradas causadas pela falta de maestria do condutor como também o despreparo dos que ali estão.
E então você descobre que aquele seu objetivo do começo do artigo esta desfocado! Mas tudo é assim? Não! Existem alguns poucos espalhados longe da mídia que são coesos e raros de se encontrar, tão raros que por vezes até nos esquecemos deles! E provavelmente vocês os encontrarão em vilarejos, em lugares afastados ou em um círculo seleto de pessoas.
LOCAIS DOS ENCONTROS PÚBLICOS
Genericamente temos duas possibilidades aqui, uma é aquele pessoal que entra na madrugada em locais perigosos e a outra é ligada ao que chamo de propaganda a qualquer custo, portanto locais como parques públicos, onde muitas pessoas param e lá geram o espetáculo do pão e circo, um show que às vezes terminam com a depredação do local com pichações, com lixo gerado pelo famoso picnic e aos mais exaltados fazem as famosas fogueiras, hoje mesmo recebi uma informação de uma fogueira mal sucedida e que amargou prejuízos a mãe natureza e aos bombeiros! E todo dia descobrimos mais e mais informações causadas por irresponsabilidades!
AOS PALESTRANTES
É normal querer divulgar o conhecimento e o seu trabalho, eu já fiz algumas palestras gratuitas e sou um grande incentivador da prática, sempre acreditei que devíamos fazer as pessoas saírem do mundo virtual e adentrarem na prática, contudo não sou a favor de exposição em locais abertos por alguns motivos, o primeiro deles é o problema da organização, por serem locais de livre acesso qualquer pessoa pode lhe agredir, seja oralmente como fisicamente, eu já vi relatos de palestrantes reclamando da falta de respeito, a saída é evitar estes locais, principalmente quando falamos em religião e como em qualquer local sempre tem um mais fundamentalista e menos equilibrado.
A outra questão é qual o objetivo, digo que falamos de um público geralmente adolescente e sustentado pelos pais, buscando na rebeldia social a independência para conquistar o seu espaço, também temos os desempregados, os sovinas e as pessoas que não se adequam a local algum, não sei se é este o perfil de pessoas para agregar em um trabalho magista mais estruturado, mas se houver um real interesse existe a necessidade de um filtro, faça uma brincadeira, diga que a sua palestra vale R$ 20,00 e veja quantas pessoas ficam ali, e claro tenha senso de humor! As pessoas não valorizam conhecimento, valorizam status! Infelizmente, se assim não o fosse não agitariam o mercados das iniciações fast food!
AS MINHAS DESCULPAS
Antes que as pessoas comecem a me odiar por ter escrito este artigo, fazendo seus pre-julgamentos sobre como eu sou um bruxo malvado e tal... risos Digo sinceramente que respeito o idealismo das pessoas que querem juntar outras pessoas, o idealismo é belo, porém a realidade pode gerar uma grande decepção. Também não estou aqui para julgar quem faz rituais ou quem inicia pessoas em praça pública, se o magista inicia é por que tem público para isso, então cada um assuma a responsabilidade de seus atos, digo ainda que ninguém precisa brigar por aprendizes, pois com toda a certeza cada grupo trabalha com um segmento específico de pessoas e graças aos deuses que assim o é!
Mas uma coisa é fato, não pretendo divulgar mais encontros em parques públicos ou que não contam com uma estrutura profissional, pois na minha visão acaba sendo um desserviço para com a sociedade ocultista ocasionando um mal estar dado por uma propaganda negativa diante de tantos problemas gerados. E se eu o fizer será muito pontual tendo a certeza que haverão pessoas qualificadas voltadas a um trabalho que seja em acordo com as bases éticas que pregamos em nossos projetos e que não precisam ser necessariamente filantrópicas, no entanto, que possuam ao menos boas intenções e sejam livres das famosas panelinhas.

INDICAÇÕES


Existem diversos locais para se procurar, não vise apenas a questão financeira, vise conteúdo, tempo de trabalho, estrutura do local, o melhor caminho é procurar ordens iniciáticas consolidadas, Rosa Cruz, Thelema, Maçonaria, Golden Dawn, Pro Vida, entre outras, também existem bons centros holísticos, contudo não pensem apenas na Bruxaria como caminho magico, existem uma infinidade de caminhos  bem interessantes para seguir, entretanto saiba que o principal responsável por seu caminho espiritual, não é a Deusa, os Deuses, o sacerdote e sim a sua ilustríssima pessoa, então deixe de culpar os outros e assuma a sua luta por consciência!