quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sorginkeria - Bruxaria Tradicional Basca

Somos um grupo de bruxos tradicionais que estudamos e preservamos a cultura Basca, o seu folclore, arte feiticeira e o mundo mágico de divindades de nossa crença.

A Tradição Basakatua é a pioneira a criar raizes em solo brasileiro, a Tradição Basca dos Gatos.

Somos associados ao Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil, pois acreditamos que temos crenças comuns, no resguardo das tradições e o respeito a nossa hereditariedade.

Sobre os Bascos:
Os bascos são um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. Os bascos, sendo nativos de Navarra, são predominantemente encontrados na região conhecida como País Basco, consistindo de quatro províncias na Espanha e três na França, localizadas em volta da borda ocidental dos Pirineus na região costeira do golfo de Biscaia.
Os bascos são conhecidos nas línguas locais como:
euskaldunak ("falantes de basco") ou euskotarrak ("nativos do País Basco", neologismo pouco utilizado) em basco.
vascos em castelhano (há ainda o termo antigo vascongados, que se aplicava na época de Franco àqueles bascos que vivem nas províncias do País Basco. Actualmente é considerado como um termo ofensivo).
basques em francês.
bascos em gascão.
Esse artigo discute os bascos como um grupo étnico, o povo basco ou, como em alguns pontos de vista, uma nação, principalmente por outros grupos étnicos que vivem nas regiões bascas.

Akelarre é o local para reuniões dos bruxos é onde os rituais são realizados.

O nome deste ritual é no prado/ campo ou cavernas (Zugarramurdi). Existe a crença muito disseminada sobre estes ritos, e não só no País Basco e nos Pireneus, mas em muitos países europeus.

No entanto, o nome Akelarre tenha sido tomado como o mais famoso diante dos processos contra as bruxas, a Inquisição em Logroño.